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1º CICLO

A-      À Descoberta do Ambiente Natural

@  Sucessão dos Dias e das Noites

@  Estações do Ano

@  Chuva

@  Orvalho

@  Granizo

@  Presença de Ar

@  Relógio do Sol

B-      À Descoberta das Inter-relações entre Espaços

@  Ampulheta

@  Planisfério

@  Bússola

C-      À Descoberta dos Materiais e Objectos

@  Lâmpada

@  Propagação de Som

@  Ovo Flutuante

@  Produção de Electricidade

@  Encher um Balão

@  Cabide Balança

@  Garrafa Furada

@  Gelo Submerso

@  Ar quente – Ar frio

@  Electroíman

@  Objectos luminosos e iluminados

@  Luz

@  Sombras

@  Sons graves e agudos

@  Telefone de cordel

 

1º CICLO – À Descoberta do Ambiente Natural

 

Sucessão dos Dias e das Noites

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Questão: Sabes porque é que ocorrem os dias e as noites?

 

Procedimento Experimental:

1-  Coloca o globo terrestre em cima de uma mesa.

2-  Escurece a sala o mais que poderes, de modo a obteres um local bastante escurecido.

3-  Aponta a lanterna para o globo e acende-a. O que acontece?

4-  Mantém a lanterna acesa e roda o globo para localizares o teu país.

5-  Elabora uma tabela de modo a registares nomes de países onde é dia e nomes de países onde é noite.

Já podes responder a questão que é feita no início da actividade experimental.

 

Material:

- Globo terrestre

- Lanterna

Para o professor

 

 

 

 

Estações do Ano

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Questão: Quais os factores responsáveis pelas estações do ano?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca a base em cartolina em cima da mesa.

2-   Pega no modelo da Terra e marca uma localização de Portugal e marca outra localização em África. Para assim, ficar uma marca situada no hemisfério norte e outra marca no hemisfério sul.

3-   Coloca o globo na posição A, conforme indicado na base em cartolina.

4-   Regista as tuas observações na tabela seguinte.

Tabela 1 - Estações do ano nas diferentes posições.

 

Hemisfério

Estação do Ano

Situação A

Norte

 

 

Sul

 

 

Situação B

Norte

 

 

Sul

 

 

Situação C

Norte

 

 

Sul

 

 

Situação D

Norte

 

 

Sul

 

 

 

5-   Repete os passos 3 e 4, agora para as posições B, C e D.

Material:

- Base em cartolina

- Modelo com a Terra inclinado de 23,50º

- Foco luminoso

Para o professor

 

 

 

 

Chuva

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Questão: Como se forma a Chuva?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca a água ao lume, dentro da cafeteira.

2-   Coloca o gelo no prato e segura-o ao nível da boca da cafeteira.

3-   Coloca um outro prato, em cima da mesa, na mesma direcção do prato com o gelo.

O que aconteceu à água da cafeteira?

O que aconteceu ao gelo?

Material:

- Cafeteira

- Dois pratos

- Placa de aquecimento

- Água

- Gelo

Para o professor

 

 

 

Orvalho

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Questão: Como fazer Orvalho?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca o gelo dentro do frasco.

2-   Tapa e agita o frasco.

3-   Deixa o frasco sobre a superfície.

O que observas?

Conseguiste fazer orvalho?

 

Material:

-Frasco de vidro

- Gelo

Para o professor

 

 

 

Granizo

 

 

Questão: Como fazer Granizo?

 

Procedimento Experimental:

1-   Parte o gelo aos bocadinhos.

2-   Coloca os pedaços do gelo na tigela.

3-   Mistura o sal com o gelo.

4-   Deita água no frasco.

5-   Coloca o frasco no interior do gelo.

6-   Espera alguns minutos.

Conseguiste fazer granizo?

Como foi possível?

Material:

-Frasco de vidro

- Gelo

- Sal

- Tigela

- Água

Para o professor

 

 

 

Presença de Ar

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Questão: Como se pode retirar uma moeda imersa numa tina com água sem molhar os dedos?

 

Procedimento:

1-   Coloca a moeda na tina.

2-   Enche a tina com água de forma que a moeda fique submersa.

3-   Coloca a vela no centro da tina.

4-   Acende a vela e deixa arder por um tempo.

5-   Tapa a vela com o copo de vidro.

 

Depois de colocar o copo de vidro em cima da vela a arder esta ___________. A água que estava no prato _________ para ocupar o lugar do __________.

Material:

- Tina de vidro

- Vela

- Moeda

- Copo de vidro

- Fósforos

- Água.

Para o professor

 

 

 

Relógio de Sol

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Questão: Como se pode fazer um relógio do Sol?

 

Procedimento Experimental:

1-   Desenha um círculo no cartão e à volta faz 24 marcas iguais com intervalos entre si.

2-   Escreve as horas acima das marcas.

3-   Marca um ângulo de 40º com a ajuda dum transferidor no cartão.

4-   Recorta um triângulo rectângulo em cartão, com o ângulo de 40º.

5-   Cola, com fita-cola, o triângulo a um pau de madeira.

6-   Faz um buraco no centro do cartão com as marcas.

7-   Enfia o pau no buraco do cartão e empurra-o de modo a ficar assente no cartão com as marcas.

8-   Coloca o relógio de Sol fora de casa, num lugar onde o Sol lhe bata durante todo o dia.

Observa o que acontece?

 

Material:

- Cartão

- Tesoura

- Fita-cola

- Pau

Para o professor

 

 

 

1º CICLO – À Descoberta das Inter-relações entre Espaços

 

Ampulheta

 

Questão: Como se faz uma ampulheta?

 

Procedimento Experimental:

1-   Recorta dois discos em cartolina espessa, com cuidado.

2-   Faz um buraco pequenino no centro de cada disco.

3-   Corta duas secções nos discos da mesma medida.

4-   Enrola as restantes secções de cartolina fazendo cones de modo a que eles encaixem no interior dos frascos de vidro.

5-   Prende os cones com a fita adesiva.

6-   Cola as tampas dos dois frascos uma à outra.

7-   Deixa secar a cola e faz um buraco em cada tampa igual.

8-   Experimenta primeiro o tamanho do buraco para ver se a velocidade que a areia escorre é adequada.

9-   Cola os cones às tampas dos frascos de modo a que as extremidades estreitas rodeiem os buracos que fizeste. Certifica-te de que não dobraste as extremidades largas para que a areia não escoe para fora da orla.

10-Mede uma quantidade de areia para usar na tua ampulheta.

11-Coloca a areia dentro de um frasco.

12-Fecha os frascos com as tampas.

 

 

Material:

- Dois frascos de vidro com tampa

- Cartolina espessa

- Fita adesiva

- Tesoura

- Cola

- Furador

- Areia

Para o professor

 

 

Planisfério

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Questão: Como se pode construir um planisfério?

 

Procedimento Experimental:

1-   Recorta o mapa celeste (Clica no material).

2-   Recorta o suporte para o mapa celeste (Clica no material).

3-   Dobra o suporte para o mapa celeste pelas dobras e cola-o

4-   Coloca o mapa celeste dentro do suporte.

5-   Procura constelações.

Desenha e identifica constelações conforme o mês que estás.

 

Material:

- Um mapa celeste

- Um suporte

- Tesoura

- Cola

Para o professor

 

 

 

Bússola

 

Questão: Como se pode fazer uma bússola?

 

Procedimento Experimental:

1-   Desenha um losango no cartão que não deve ser muito grande.

2-   Corta o losango que desenhaste no cartão.

3-   Divide o losango a meio.

4-   Pinta uma parte do losango de vermelho e a outra parte de azul.

5-   Usa um prego para fazeres um pequeno buraco no centro da superfície inferior do losango.

6-   Segura numa agulha de aço e esfrega nela o íman cerca de 30 vezes, no sentido do buraco para a ponta.

7-   Faz o mesmo à outra agulha para a magnetizares.

8-   Cola as agulhas magnetizadas à superfície inferior do losango. As pontas afiadas têm de ficar a apontar na direcção da metade vermelha do losango. Isto é a agulha da bússola.

9-   Corta um círculo em papel e desenha os pontos norte, este, sul e oeste (N, E, S, O).

10-Coloca dentro da caixa de plástico o círculo em papel de modo que fique virado para cima a ver-se os pontos.

11-Cola a tacha de cabeça para baixo, no centro do mostrador da bússola.

12-Coloca a agulha magnética sobre a ponta da tacha.

13-Coloca a tampa da caixa de plástico, com cuidado.

 

 

 

Material:

- Cartão

- Prego

- Duas agulhas de aço

- Lápis

- Tesoura

- Guache vermelho

- Guache azul

- Pincel

- Papel

- Íman

- Tacha

- Cola

- Fita adesiva

Para o professor

 

 

1º CICLO – À Descoberta dos Materiais e Objectos

 

Lâmpada

 

 

Questão: Como funciona uma lâmpada?

 

Procedimento Experimental:

1-   Com o alicate descasca o isolamento de ambas as pontas de dois pedaços de fio de cobre de cores diferentes.

2-   Com o furador ou um prego, faz dois buracos na tampa de cortiça.

3-   Enfia os fios através dos orifícios feitos na tampa de cortiça.

4-   Corta um pedaço de arame de pendurar os quadros.

5-   Enrola o arame bem apertado, em espiral à volta do lápis.

6-   Faz deslizar o arame para fora do lápis e assim tens uma mola em espiral, que é o teu filamento.

7-   Prende as pontas do filamento às extremidades do fio de cobre entrelaçando-as por baixo da tampa de cortiça.

8-   Coloca a tampa no frasco e carrega para baixo.

9-   Com a fita-cola, fixa um dos fios a um dos terminais da pilha.

10-Põe o segundo fio em contacto com o outro terminal.

O que observas?

 

 

Material:

- Pilha

- Fio de cobre isolado de cores diferentes

- Frasco de vidro

- Tampa de cortiça

- Furador ou prego

- Lápis

- Arame para pendurar quadros

- Fita-cola

- Alicate

Para o professor

 

 

 

 

Propagação do Som

 

 

Questão: Como se propaga o som no ar?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca dois copos de vinho iguais a cerca de 10 centímetros um do outro.

2-   Deita água em igual quantidade em cada um deles.

3-   Bate em cada um dos copos com a vara de plástico e escuta.

4-   Continua a bater e a adicionar gotas de água até ser igual o som de ambos.

5-   Coloca o arame fino por cima de um dos copos.

6-   Bate com a vara de plástico no copo sem arame.

Elabora um mapa de conceitos.

Questão: Como se propaga o som na água?

 

Procedimento Experimental:

1-   Bate com duas pedras uma na outra e escuta.

2-   Repete o passo anterior debaixo de água.

 

Material:

- Copos de vinho

- Água

- Arame fino

- Vara de plástico

- Duas pedras

Para o professor

 

 

 

 

Ovo Flutuante

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Questão: Porque flutua o ovo?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca o ovo dentro de um copo.

2-   Coloca água dentro do copo de forma que o ovo fique totalmente submerso.

3-   Coloca o ovo dentro de outro copo.

4-   Coloca água dentro do copo de forma que o ovo fique totalmente submerso.

5-   Adiciona sal à água.

6-   Mexe a água devagar para dissolveres o sal e continua a adicionar sal.

 

 

Material:

- Dois ovos

- Dois copos

- Água

- Sal

- Vareta de plástico

Para o professor

 

 

 

Produção de Electricidade

 

Questão: Como se pode produzir electricidade com uma maçã?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca a lâmpada no casquilho com os fios.

2-   Liga uma das pontas do fio do casquilho a uma tira de cobre.

3-   Liga a outra ponta do fio do casquilho à tira de zinco.

4-   Corta a maçã de modo que fique com uma superfície plana na parte superior.

5-   Enfia as tiras de cobre e zinco na maçã.

Se quiseres aumentar a produção de electricidade.

6-   Dispõem várias maçãs em círculo.

7-   Prepara vários filamentos de fio eléctrico.

8-   Junta a tira de cobre com a tira de zinco com os filamentos.

9-   Coloca as tiras nas maçãs que dispões em círculo.

10-Liga no final a maçã que preparaste inicialmente.

 

 

 

Material:

- Maçãs

- Lâmpada de lanterna

- Casquilho com fios

- Fio eléctrico

- Tiras de zinco

- Tiras de cobre

Para o professor

 

 

Encher um Balão

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Questão: Como encher um balão sem usar o ar dos pulmões?

 

Procedimento Experimental:

1-   Mede 100 mL de vinagre e coloca-o na garrafa.

2-   Coloca três colheres de chá de bicarbonato de sódio dentro do balão.

3-   Prende o balão ao gargalo da garrafa.

4-   Faz com que o bicarbonato de sódio que está no balão caia para dentro da garrafa.

5-   Repete a experiência utilizando uma garrafa de plástico de 1,5 L.

O que aconteceu?

 

 

Material:

- Vinagre

- Bicabornato de Sódio

- Uma garrafa de plástico de 50 cL

- Uma garrafa de plástico de 1,5 L

- Uma colher de chá

- Um copo de medida

- Dois balões

Para o professor

 

 

 

Cabide Balança

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Questão: Como se pode construir uma balança em casa?

  Como podes saber o peso exacto de qualquer objecto que tenhas em casa com uma balança cabide?

 

Procedimento Experimental:

1-   Fura os dois copos em três pontos opostos.

2-   Amarra em cada copo um pedaço de fio, mas tem cuidado que o fio tem de ser do mesmo tamanho.

3-   Pendura os copos no cabide.

4-   Pendurar o cabide, de modo que os copos toquem em nada.

5-   Desenha uma seta em cartolina preta.

6-   Cola a seta de cartolina no meio do cabide.

7-   Cola uma folha de papel com fita-cola num sítio que fique atrás do cabide.

8-   Desenha uma marca que indique o local onde a seta de cartolina parada, para teres o zero da tua balança.

O que pesa mais, uma colher de chá de açúcar ou uma colher de chá de farinha?

Uma colher de chá de açúcar pesa ______ gramas do que uma colher de chá de farinha.

Quantos pacotes de açúcar têm o mesmo peso que um limão?

Para ter o mesmo peso em gramas são necessários _______ pacotes de açúcar.

9-   Coloca dois copos de plástico com 50 mL de água em cada um dos outros copos da balança.

10-Coloca a mesma quantidade de açúcar na balança, só que uma quantidade tem de ser dentro do copo da balança e a outra dissolvida na água.

Discute o resultado da balança.

 

Material:

- Um cabide

- Dois copos de plástico

- Fio

- Folha de papel

- Fita-cola

- Cartolina preta

- Açúcar

- Farinha

- Limão

- Pacotes de açúcar

- Agua

- Dois copos de plástico

Para o professor

 

 

 

Garrafa Furada

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Questão: Como é possível uma garrafa furada não deixar sair água do interior?

 

Procedimento Experimental:

1-   Segura o prego com o alicate e aquece-lhe a ponta com a chama do isqueiro.

2-   Com o prego quente faz alguns furos no fundo da garrafa.

3-   Deita água dentro da bacia.

4-   Coloca a garrafa na vertical dentro da bacia com água.

5-   Retira a tampa à garrafa.

6-   Mantém a garrafa dentro da bacia.

7-   Enche a garrafa com água.

8-   Tapa a garrafa.

9-   Retira a garrafa da bacia, mas segura-a sobre a bacia até deixar de pingar.

Observa com atenção. O que acontece à água?

10-Tira a tampa da garrafa.

Observa com atenção. O que acontece à água agora?

 

Material:

- Uma garrafa de água de plástico com tampa

- Um prego pequeno

- Um alicate

- Um isqueiro

- Uma bacia

- Água

Para o professor

 

 

 

Gelo Submerso

 

 

Questão: O Gelo afunda-se?

 

Procedimento Experimental:

1-   Deita 100 mL de água num copo.

2-   Coloca meia colher de café de corante alimentar (por exemplo, vermelho) e mexe.

3-   Coloca 100 mL de álcool etílico no outro copo.

4-   Coloca meia colher de café de corante alimentar (por exemplo, vermelho) e mexe.

5-   Põe, em cada um dos copos, uma pedra de gelo.

Observa atentamente. O que acontece ao gelo em ambos os copos?

 

 

Material:

- Um copo de medidas

- Uma colher de café

- Dois copos transparentes

- Água

- Gelo

- Corante alimentar

Para o professor

 

 

 

Ar quente/ Ar frio

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Questão: Quem ocupa mais espaço é o ar quente ou é o ar frio?

 

Procedimento Experimental:

1-   Enche o balão.

2-   Dá um nó na abertura do balão, de forma a não sair ar.

3-   Coloca o fio à volta da parte mais larga do balão e prende-o com fita-cola. Deves ter em atenção que as pontas do fio têm de se tocar mas não podem ficar uma em cima da outra.

4-   Mede, com a fita métrica, a parte do balão onde colocaste o fio.

5-   Coloca o balão no congelador durante 12 horas.

6-   Tira o balão do congelador e observa.

7-   Mede a parte mais larga do balão.

O que notaste?

 

Material:

- Balão

- Tesoura

- Fio

- Fita métrica

- Frigorífico

Para o professor

 

 

 

Electroíman

 

 

Questão: Como se pode construir um electroíman?

 

Procedimento Experimental:

1-   Enrola uma tira de papel bem apertada à volta de um prego e fixa-o com fita adesiva.

2-   Cola uma das pontas do fio isolado por cima do papel.

3-   Enrola o fio à volta do prego em voltas apertadas.

4-   Continua a enrolar o fio bem apertado, de modo a que não haja espaços em branco entre as voltas. Leva o fio até à ponta do íman.

5-   Quando chegares à ponta do prego, continua a enrolar o fio sobre si mesmo na direcção contrária.

6-   Depois de teres enrolado o fio para trás e para a frente num total de três vezes, prende bem as camadas de fio em ambas as pontas com fita adesiva.

7-   Corta o fio, deixando alguns centímetros em cada ponta.

8-   Com o alicate, descasca o isolamento das pontas do fio.

9-   Com fita adesiva, cola as pontas do fio descascadas a cada uma das extremidades da pilha.

10-Apanha clipes ou outros pequenos objectos de metal, tal como qualquer outro íman.

Material:

- Prego

- Pilha

- Papel

- Alicate

- Fio eléctrico isolado

- Fita adesiva

- Clipes

Para o professor

 

 

 

Objectos Luminosos e Iluminados

 

 

Questão: Como se pode saber se são objectos luminosos ou iluminados?

 

Procedimento Experimental:

1-   Primeiramente faz uma lista de objectos que emitem luz.

2-   Aponta a luz produzida pela lanterna para a folha de papel branco.

O que observas? A luz é emitida ou reflectida?

3-   Aponta a luz produzida pela lanterna para o espelho?

O que acontece?

 

 

Material:

- Lanterna

- Outras fontes de luz

- Espelho

- Folha de papel branco

Para o professor

 

 

 

Luz

 

 

Questão: A luz atravessa todos os materiais?

 

Procedimento Experimental:

1-   Começa por ver os objectos que dispões. Tenta prever, para cada um dos objectos, se são ou não atravessados pela luz.

2-   Regista as tuas observações de previsão no quadro 1.

Quadro 1- Previsão dos resultados

Deixa passar toda a luz

Deixa passar alguma luz

Não deixa passar a luz

 

 

 

 

3-   Utiliza a luz do candeeiro.

4-   Observa os objectos quanto à transparência?

5-   Preenche o quadro 2 com as tuas observações.

Quadro 2- Observação dos resultados

Deixa passar toda a luz

Deixa passar alguma luz

Não deixa passar a luz

 

 

 

 

6-   Compara as observações dos dois quadros. Acertaste em todas?

 

 

Material:

- Candeeiro

- Objectos diferentes

Para o professor

 

 

 

Sombras

 

 

Questão: Como se pode investigar as sombras?

 

Procedimento Experimental:

1-   Começa por investigar se todos os objectos produzem sombras.

2-   Coloca vários objectos entre a fonte de luz e uma parede branca. Não te esqueças que existem objectos luminosos e iluminados.

3-   Recorta em cartolina alguns bonecos com formas engraçadas.

4-   Experimenta projectar as sombras destes bonecos. (Podes até montar um pequeno teatro de sombras com várias personagens).

5-   Desenha algumas das sombras que obtiveste.

6-   Escolhe um dos bonecos que recortaste e projecta a sombra.

7-   Investiga como varia a forma dessa sombra, quando mudas a posição da fonte de luz.

8-   Mantendo o boneco sempre na mesma posição, investiga o que acontece ao tamanho da sombra, quando aproximas ou afastas a fonte de Luz.

A sombra torna-se maior quando se _____________ a fonte de Luz e torna-se mais menor quando se _________________ a fonte de luz.

 

Material:

- Lanterna

- Objectos do dia-a-dia

- Cartolina

- Tesoura

Para o professor

 

 

 

Sons Graves e Agudos

 

 

Questão: Como se pode distinguir sons graves de sons agudos?

 

Procedimento Experimental:

1-   Coloca água em vários copos de vidro, de modo que cada um contenha uma quantidade diferente da outra.

2-   Sopra na parte superior de cada um deles e escuta o som produzido.

O som mais alto (mais agudo) é obtido da garrafa que contém ____________ água. O som mais baixo (mais grave) é obtido da garrafa que contém _______água.

 

Material:

- Copos de vidro

- Água

Para o professor

 

 

 

Telefone de Cordel

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Questão: O que é um telefone de cordel?

 

Procedimento Experimental:

1-   Corta um rectângulo em cartolina.

2-   Cola as pontas de modo a formares um cilindro.

3-   Corta cartolina para encaixares na base do cilindro.

4-   Faz um buraco no centro do papel.

5-   Passa um cordel pelo buraco e amarra a ponta ao meio palito.

6-   Cola o palito no centro da base de cartolina.

7-   Cola a base em cartolina ao cilindro, de modo a ficar o palito dentro do cilindro.

8-   Ata um garfo à extremidade do cordel.

9-   Estica bem o cordel.

10-Bate com o outro garfo no primeiro.

11-Procede do mesmo procedimento até ao ponto sete para construíres outros receptores de telefone.

12-Podes criar uma rede telefónica com os teus amigos. Para isso basta Amarrar um cordel comprido a uma base robusta com por exemplo um poste.

13-Amarra vários outros cordéis à linha principal.

14-Estica bem o cordel e já podes falar e ouvir os teus amigos.

 

Quando bates com o garfo no outro, o cordel _______ e ______________ som.

 

Material:

- Cartão

- Papel de desenho

- Cordel

- Tesoura

- Palito

- Fita-cola

Para o professor