Transformações Químicas e o Mundo à Nossa Volta

 

SAIS SOLÚVEIS E SAIS INSOLÚVEIS

           

Os sais que se dissolvem bem na água são os sais solúveis. Outros dissolvem-se mal na água e chamam-se sais insolúveis.

Muitas vezes, quando se misturam dois sais solúveis ocorre uma reacção química, da qual resulta um sal insolúvel. O sal insolúvel que se forma deposita-se, passado algum tempo, chamando-se por isso um precipitado. As reacções em que se formam precipitados chamam-se reacções de precipitação.

Nas reacções entre um ácido e uma base ocorre a formação de um sal. Os sais, como o cloreto de sódio, são compostos iónicos, isto é, são constituídos por iões positivos e por iões negativos.

Nas actividades experimentais que realizaste, o sal, resultante da reacção ácido-base, encontra-se dissolvido em água, mas nem todos os sais são solúveis. Os sais como o carbonato de cálcio, o iodeto de prata e o cloreto de prata são pouco solúveis em água, ficando no fundo do tubo. Diz-se que formaram um precipitado. Sais como o iodeto de sódio, o sulfato de sódio e o nitrato de prata são solúveis em água. Formaram uma mistura homogénea.

Para que um sal se dissolva em água é necessário que se estabeleçam interacções entre as moléculas de água e os iões constituintes do sal. Os iões do sal, no estado sólido, formam uma rede cristalina devido à atracção entre os iões positivos e os iões negativos do sal.

Quando a “força” de atracção entre os iões do sal é menor que as “forças” de interacção dos iões com a água, o sal dissolve-se. Quando a “força” de atracção entre os iões do sal é maior que as “forças” de interacção dos iões com a água, o sal é pouco solúvel.

Se aumentarmos a temperatura, a agitação das partículas aumenta, facilitando a dissolução. Assim, a solubilidade de um sal depende da temperatura a que se realiza a dissolução, bem como do solvente e do sal.

Ao investigar a solubilidade dos sais, os químicos construíram tabelas de solubilidade dos sais em água a diversas temperaturas. Na tabela apresentam-se as solubilidades de alguns sais à temperatura ambiente. 

 

SOLÚVEL

POUCO SOLÚVEL

NITRATOS

Todos

-------

 

CLORETOS

NaCl; KCl; NH4Cl

AgCl; MgCl2; PbCl2

 

IODETOS

NaI; KI; MgI2

AgI; PbI2

 

SULFATOS

Na2SO4; K2SO4; (NH4)2SO4

CaSO4; PbSO4; BaSO4

 

CARBONATOS

Na2CO3; K2CO3; (NH4)2CO3

CaCO3; MgCO3

Adaptado de: FIGUEIREDO, T. E, MATEUS, V., EUREKA, QUÍMICA, Ciências Físico-Químicas 8ºano. (1999). (1ª edição). pp. 126 e 127. Lisboa: Texto Editora.